Faturamento Médico e Odontológico

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Atuando no mercado desde 1993. Nosso objetivo é facilitar a cobrança de serviços conveniados prestados por médicos, clínicas e hospitais. Incluindo também o faturamento via Internet, buscando o intercâmbio entre credenciado e convênio com rapidez e eficiência na remessa das faturas. Prestamos serviços de faturamento, com sólidos conhecimentos no setor de saúde, desde o recebimento de guias médicas até o faturamento aos convênios. Nosso foco é gerar os melhores resultados para o seu negócio. Proporcionando uma vida financeira saudável da sua empresa. Para isso, contamos com a expertise da nossa equipe.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Check List Referenciiado - Faturamento Bradesco Saúde


Este documento tem por objetivo orientar os Referenciados quanto aos procedimentos a serem seguidos para o correto e completo preenchimento da documentação de faturamento que é entregue à Bradesco Saúde.
Esta medida é fundamental para que a documentação possa ser analisada e processada adequadamente pelos sistemas da Bradesco Saúde, minimizando a ocorrência de rejeições.
Enumera-se a seguir os principais pontos a serem observados, tanto para os Referenciados que já utilizam o faturamento eletrônico, como para aqueles que operam com o procedimento apenas manual.

Orientações básicas para AUTORIZADOR
 Atendimentos ambulatoriais devem ser cobrados através de Guia de Consulta ou de SADT.

 Atendimentos que possuem mat./med. devem ser transmitidos através de faturamento eletrônico.

 A filipeta/comprovante de fechamento de lote (p/ prestadores que utilizam POS) ou GRD
(p/ prestadores que utilizam a Plataforma ou Sistema próprio) deve ser impressa e anexada aos documentos.

 Negativas de atendimento devem ser tratadas na Central de Atendimento da Bradesco (4004-4580).

 Dúvidas de cadastro, problemas com meio de captura (POS, Web ou TES) ou indisponibilidade do Autorizador, contatar a Central de Atendimento Orizon (3003-7333).

 Não é necessário enviar a guia física principal (SP/SADT/GCM), somente à guia gerada pelo autorizador ou sistema próprio, desde que obedeçam ao Padrão TISS, o anexo de outras despesas e outros anexos (relatório médico, laudo de exame) quando houver. Toda documentação deve ser enviada a Bradesco através do envelope de Ficha de Lote.

 A assinatura do beneficiário é obrigatória, preferencialmente na guia autorizada, e alternativamente nos anexos, indicado de forma clara.

 O uso do cartão é obrigatório. Na ausência, o prestador deve ligar para a Central de Atendimento da Bradesco Saúde para análise da liberação do atendimento (4004-4580).

 Atendimentos submetidos ao AUTORIZADOR não devem ser alterados no momento do faturamento eletrônico, exceto a inclusão do anexo de outras despesas.

 Em todos os atendimentos submetidos ao Autorizador deve ser gerado o fechamento de lote/ arquivo XML.

 Mesmo os eventos que necessitam de autorização prévia, devem ser submetidos ao AUTORIZADOR.



Situação 1: Referenciado com faturamento eletrônico

 Um mesmo envelope “Ficha de Lote” não pode conter diferentes tipos de documentos (ex.: SADT com GH,
GRI com GH), tampouco possuir guias de outras Operadoras.

 A quantidade de documentos informada no envelope Ficha de Lote/ Guia Remessa de Documentos (GRD) não pode ser diferente da quantidade existente dentro do mesmo.

 A guia principal deve capear a documentação anexa (ex.: SADT seguida do Anexo de Outras Despesas e dos relatórios médicos, etc.).

 O n° de guia que consta na GRD deve ser o mesmo n° da guia física.

 Um Lote não pode possuir mais que 100 guias. Se não houver possibilidade de inserir todas as guias dentro de um único envelope, o Referenciado deve colocá-las em quantos envelopes forem necessários, e estes deverão estar unidos (ex.: com uma fita adesiva) de forma que não se separem durante o envio à Bradesco Saúde, sendo que a GRD deve ser afixada (colada) no primeiro envelope. O Referenciado deve imprimir três vias da GRD, mantendo uma vi a como controle.

 No momento do faturamento, o campo "guia prestador" deve ser preenchido com a mesma numeração da guia física/ pré-impressa.

 No momento do faturamento deve ser conferido se o número do protocolo gerado corresponde ao tipo de guia transmitida (campo no do protocolo Bradesco iniciado por: 31-Guia de Consulta; 32- GHI; 33-GRI; 34-SADT).

 O faturamento físico deve ser enviado com a assinatura do paciente/beneficiário, excetuando-se os casos onde este estiver internado.

 É obrigatória a inclusão de valores em todos os itens de cobrança.

 As senhas solicitadas como internação/Day Clinic devem ser cobradas em GRI e/ou GH. As senhas solicitadas como ambulatorial devem ser cobradas em SADT.

 No caso de SADT internado (tipo de atendimento 7) a senha cobrada deve ser a mesma da internação e informada na SP/SADT.

 Após o envio do 1o faturamento eletrônico pelo Referenciado os faturamentos que porventura forem encaminhados de forma unicamente manual não serão processados pelos sistemas da Bradesco Saúde.

 Cobrança de Parcial - Não será permitida cobrança de nova PARCIAL quando existir cobrança FINAL anteriormente enviada.

 Não será permitida cobrança de parcial, onde a data/hora/Internação seja menor que a data/hora/saída Internação preenchida em lote anteriormente enviado.

 Não será permitida cobrança de parcial, onde a data/hora/Internação seja superior a 01 dia ou mais referente à data hora saída Internação preenchida em lote anteriormente enviado.

 A ocorrência de uma dessas situações acarretará o bloqueio total do lote no site da Orizon.


 Entregar, preferencialmente, o lote físico referente ao faturamento eletrônico nas Sucursais Bradesco Saúde através de envelope de Ficha de Lote.

 Faturamento eletrônico de GCM (Guia de Consulta Médica) não deve ser entregue na agência, devendo encaminhar à Sucursal ou à Matriz, através do Envelope de Ficha de Lote (endereço: Rua Barão de Itapagipe, nº 225 – Rio Comprido – RJ / CEP: 20.261-901 - Subsolo).

Situação 2: Referenciado com faturamento manual

 Um mesmo envelope “Ficha de Lote” não pode conter diferentes tipos de documentos (ex.: SADT com GH, GRI com GH), tampouco possuir guias de outras Operadoras.

 A quantidade de documentos informada no envelope Ficha de Lote não pode ser diferente da  quantidade existente dentro do mesmo.

 A guia principal deve capear a documentação anexa (ex.: SADT seguida da Guia de Outras Despesas e dos relatórios médicos etc.).

 Um mesmo envelope Ficha de Lote não pode possuir mais que 72 guias. Caso haja necessidade de acomodação de mais de 72 documentos, o Referenciado deve colocar as guias em quantos envelopes forem necessários.

 O faturamento físico deve ser enviado com a assinatura do paciente/beneficiário, excetuando-se os casos onde este estiver internado.

 Entregar, preferencialmente, o faturamento manual nas Sucursais Bradesco Saúde através de envelope de Ficha de Lote, exceto as Guias de Consulta. Estas devem ser entregues nas Agências Bancárias através de "Carta Remessa".


Situação 3: Medicina Ocupacional

 Documento emitido pelo Estipulante ou Sucursal.

Envio Eletrônico:
- Permitido o envio eletrônico, desde que, na versão TISS 3.02;
- Deverá digitar os dados da guia de autorização na SP/SADT, respeitando a numeração gerada da guia autorizada e esta deverá ser informada no “campo 7 - Número da Guia Atribuído pela Operadora”, bem como as demais informações pré-impressas;
- A guia de autorização deverá ser anexada à guia eletrônica.


Envio Manual:
- A guia não deve ser transcrita;

- Os dados devem ser complementados na mesma guia gerada/autorizada.

Fonte: Check list refvs14 Site Referenciado.pdf

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